O PROGRAMA BILÍNGUE

Qual é a diferença entre um curso de inglês e o programa bilíngue?


Por: Carolina Marques e Erica Pereira


Sabemos que aprender um novo idioma não é fácil, este processo se torna ainda mais desafiador conforme nós vamos envelhecendo. Estudos apontam que a melhor fase para a aquisição de uma segunda língua é na infância, porém, é possível aprender durante a adolescência e na fase adulta. Mas qual é o método mais eficaz?




Conforme a necessidade de aprender uma segunda língua, em específico a Língua Inglesa, vem aumentando, a procura por instituições de ensino que oferecem uma experiência também segue no mesmo ritmo. Atualmente, muito se é falado a respeito do programa bilíngue, escolas e instituições de idiomas vem se adaptando a esta nova proposta, mas a questão é: qual é a diferença entre um curso de inglês comum e um programa bilíngue? Bom, a gente responde.


Uma criança ou adulto que frequenta um curso de inglês regular, vai ter acesso ao conteúdo por algumas vezes por semana dentro de um determinado tempo, geralmente varia entre 1h a 4h. Neste cenário, o foco da aprendizagem está totalmente em aprender algo diferente da língua nativa, no nosso caso o português, com enfoque em relacioná-la com a segunda língua estudada. Os alunos aprendem a traduzir, escrever, ler, mas a comunicação, que é o essencial, deixa a desejar. Contudo, o ensino não é, na maioria das vezes, significativo e eficaz.


Por outro lado, o programa bilíngue apresenta um método de imersão total com o idioma estudado. É como se fossemos bebês aprendendo a falar, pois estaríamos escutando apenas aquele idioma específico durante toda a aula. No caso do inglês, o aluno estaria aprendendo este idioma com um (a) professor (a) aplicando os conteúdos, dialogando e explicando em inglês. Já ouviu alguém dizer que morou fora do Brasil por um ano e conseguiu aprender o idioma do país em que esteve? Pois é! É esta lógica que o programa bilíngue segue: o inglês a todo momento e predominante no processo de ensino-aprendizagem.


O Projeto Qualitativa utiliza dos métodos e práticas que o programa bilíngue fornece, tendo como fundadoras e professoras das aulas de inglês a Teacher Erica e a Teacher Carol, ambas também professoras do curso livre de Metodologias e Práticas do Ensino Bilíngue na Universidade Anhembi Morumbi.











This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now