Meio ambiente e economia.

Por Lucas Pereira

A relação entre economia e meio ambiente


Há muito se discute se a economia de mercado é inimiga do meio ambiente, se a produção de bens e serviços tem como contrapartida direta o esgotamento predatório dos recursos naturais. Entretanto, grandes correntes do pensamento econômico já nos mostraram que não é bem assim que funciona a relação intrínseca entre esses dois pilares da sociedade contemporânea.


De fato, a economia de escala exerce sobre o meio ambiente uma grande demanda por recursos naturais, fato que, se mal administrado, pode vir a causar impactos irreversíveis a natureza. Todavia, se feito de maneira consciente, de modo a reduzir os impactos negativos, oferta e demanda poderão viver em harmonia ao longo dos anos. Isso ocorre porque atrás de toda decisão econômica há um trade off entre benefícios, custos e externalidades que, se não sustentável, a “Mão invisível do Mercado” obriga os entes a encontrarem soluções para reequilibrar a balança. Podemos citar alguns exemplos em que os custos ao meio ambiente se tornaram tão expressivos que o mercado e os governantes tiveram que buscar outros meios de produção através do desenvolvimento de tecnologias no campo, novas fontes de combustível renovável como o Etanol, energia solar e eólica, substituição de produtos nocivos por produtos menos agressivos ao meio ambiente e afins.


Dessarte, fica evidente que as três esferas citadas: Sociedade, meio ambiente e economia, buscam, ao longo dos anos, uma maneira de viverem harmonicamente. Para tal, criam mecanismos de regulação, freios e contrapesos, exercidos por meio de acordos internacionais, pressão social por uma economia sustentável, trade off econômico, choque de demanda ou oferta por determinados produtos e leis ambientais que guiam as empresas. Tudo isso para manter um mundo saudável e prospero para as presentes e futuras gerações que compõem as populações locais, continentais e mundial.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now